PASTORA IVONE MANNOCCI

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Arte de Conversação

"A palavra não dita é tua escrava. A palavra dita é tua senhora", diz a sabedoria popular. A palavra é uma das principais causas de sofrimento, porque falar é muito fácil e a ignorância da lei de causa e efeito não nos deixa refletir e nos preocupar com aquilo que vamos dizendo por aí.
A lingua do homem é a maior criadora de confusão e incompreensão. Não importa aquilo que dizemos, mas sim como e quando dizemos. Portanto, convém sempre medir nossas palavras com o metro da cortesia, do sentimento e da gratidão. Numa conversação, o interesse se baseia no tornar importante o nosso interlocutor. A maneira mais simples e eficaz de fazer isso é trocando as afirmações pelas perguntas.
Menos coisas dizemos e menos teremos de nos arrepender. A natureza sabia o que fazia quando nos deu duas orelhas e uma única língua. Uma única palavra, dita por uma lingua incontrolada, pode destruir a felicidade de uma vida inteira.
Algumas dicas para evitar a postura critica, sarcástica ou irônica sào: não criticar, reconhecer os méritos dos outros, reconhecer rapidamente os seus erros e nunca hesitar em pedir desculpas. Também tente sempre fechar um acordo o mais rápido possível, pois cada momento de atraso lançará mais lenha ao fogo da discórdia.
Para concluir, aqui está uma séria de regras para uma conversa eficaz: olhe nos olhos de seu interlocutor, não o interrompa enquanto fala, seja um bom ouvinte, seja compreensivo, module o tom da sua voz, evite referências desagradáveis do passado, dê conselhos apenas quando são solicitados, elogie aquilo que o agrada e ignore aquilo que o desgrada, e cuide das suas palavras, e suas palavras cuidarão de você". S.L.Katzoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar só não faça patifaria comigo...

Pastora Ivone Mannocci

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aprendendo com a vida, a dar valor a própria vida. Me amar e me cuidar para que os que estão próximos tenham o prazer de desfrutar do verdadeiro, sincero e saudavél que possam achar em mim...